• English
  • العربية
  • 中文
  • Français
  • Русский
  • Español

Dicas e Truques em TC

Video

Oradora: Dr. Joana Santos
Data da sessão: 20 June 2018, 3 pm CEST
Organizado com a  EuroSafe Imaging campanha da European Society of Radiology.
Recorded broadcast →

Sobre o webinar

A EuroSafe Imaging é campanha principal da Sociedade Europeia de Radiologia (European Society of Radiology’s), para promover a qualidade e segurança em imagem médica. A missão da Eurosafe Imaging é apoiar e reforçar em toda a Europa, a proteção contra radiações para fins médicos, seguindo uma abordagem holística e inclusiva. 

O uso exponencial da tomografia computadorizada (TC) na imagem médica, tanto para procedimentos diagnósticos quanto terapêuticos, está a contribuir para o aumento significativo da exposição do doente à radiação ionizante e, consequentemente, para o aumento da dose na população, sobretudo em países desenvolvidos.

O rápido desenvolvimento da tecnologia em TC, tem contribuído para  execução de exames de TC mais rápidos e para a melhoria da qualidade de imagem. No entanto, se esses avanços tecnológicos não forem usados corretamente, a dose média de radiação administrada por exame pode aumentar e não contribuir para beneficamente para o doente.

Objetivos da sessão

  1. Conhecer o conceito EuroSafe Imaging
  2. Conhecer as atividades da EuroSafe Imaging e como estar envolvido.
  3. Aprofundar o conhecimento sobre o níveis de exposição à radiação usados em TC.
  4. Compreender as medidas de optimização tendo em conta a tecnologia do equipamento. 
  5. Compreender o impacto da otimização na dose do exame e na qualidade de imagem.

Sobre a oradora

Joana Santos, PhD, Professora Adjunta do Departamento de Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal. Diretora do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Proteção Radiológica e Saúde. As suas áreas de interesse de investigação são a dosimetria e proteção radiológica no diagnóstico por imagem, controlo de qualidade avaliação da qualidade de imagem e otimização. Este envolvida no estabelecimento portugueses de Níveis de Referência de Diagnóstico (NRD) em CT. É autora e co-autora de um vasto número de comunicações orais e escritas em otimização e proteção radiológica.

Resources

  1. Employment
  2. Women
  3. Press

Stay in touch

Newsletter